top of page


Literacia Financeira

Orçamento familiar

Cada caso é um caso

O Doutor Finanças, nas suas ações de sensibilização pelo país, tem feito um exercício que acaba tendo conclusões muito interessantes. Tendo por base um conjunto de despesas das mais variadas, procuramos que todos os grupos identifiquem aquelas despesas que consideram prioritárias.

A primeira reação que ouvimos é que “isto é impossível” pois “cada caso é um caso”. No entanto, ao continuar com o exercício as pessoas percebem que o ser-humano é muito parecido, mesmo que cada qual tenha diferentes estilos de vida.

Porque é que cada caso não é um caso único?

As nossas ações de sensibilização levam-nos a uma conclusão que já foi muito estudada na psicologia humana. Na realidade, todas as pessoas procuram ver satisfeitas as suas necessidades básicas antes de satisfazer as restantes (nem todo o ser humano, mas não entremos em exceções irracionais). Recorda-se da Pirâmide das Necessidades?

Qual o impacto de tudo isto na minha vida financeira?

Como vimos no início, a nossa vida financeira deve refletir as nossas prioridades. Assim, é fundamental perceber quais são essas prioridades, quais as despesas que são essenciais à nossa vida e, depois, definir outras despesas menos essenciais.

Porquê?


A literacia financeira é importante porque proporciona qualidade de vida, auxiliando as pessoas a consumirem de uma forma mais consciente, evitando assim as dores de cabeça provenientes de um saldo bancário no vermelho.

financeira2.jpg
bottom of page